Truco – Jogo de Cartas

Regras do Jogo de Truco 

Se você deseja aprender como jogar Truco, aqui estão as regras essenciais do jogo:

Participantes:

  • O jogo é jogado entre duas duplas de jogadores.

Baralho:

  • Utiliza-se um baralho francês, com as cartas 8, 9, 10 e o coringa (joker) removidos.

Distribuição de Cartas:

  • Cada jogador recebe 3 cartas, distribuídas no sentido horário, começando pelo jogador à esquerda do distribuidor.

Objetivo:

  • O objetivo do jogo é alcançar 12 pontos.

Glossário do Truco:

  • Manilhas: São as cartas com maior valor em cada rodada, seguindo a ordem dos naipes: ♣ Paus, ♥ Copas, ♠ Espadas, ♦ Ouros.
  • Vira: Carta virada que define as manilhas da rodada.
  • Rodada: Conjunto de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta.
  • Mão: Uma sequência de 2 ou 3 rodadas, que vale inicialmente 1 ponto.
  • Pedir Truco, Seis, Nove ou Doze: Proposta para aumentar o valor da mão, podendo ser feito para 3, depois 6, 9 e finalmente 12 pontos.
  • Mão de 11: Quando uma das duplas alcança 11 pontos.
  • Mão de Ferro: Quando ambas as duplas têm 11 pontos.
  • Carta Coberta: Carta jogada virada para baixo, sem valor.

Como Jogar Truco:

  1. Distribuição e Início: Após embaralhar, cada jogador recebe 3 cartas. Em seguida, a carta do topo do baralho é revelada, definindo as manilhas.
  2. Definição das Manilhas: As cartas imediatamente após a vira são as manilhas. Por exemplo, se a vira for o 6, as manilhas serão as cartas 7, e assim por diante.
  3. Primeira Mão: Cada jogador joga uma carta, e a carta de maior valor vence a rodada. A primeira dupla que vencer 2 rodadas ganha os pontos da mão.
  4. Pedir Truco: Em qualquer momento da rodada, os jogadores podem pedir Truco, aumentando os pontos da mão. O pedido pode ser para 3, 6, 9 ou 12 pontos.
  5. Mão de 11: A mão começa com 3 pontos, e a dupla que chegar a 11 pontos está na “Mão de 11”. Se houver empate, o jogo passa para a “Mão de Ferro”, onde as cartas são jogadas viradas para baixo.

Ordem das Cartas no Truco:

  • Cartas mais fortes para as mais fracas: 3, 2, 1, K, J, Q, 7, 6, 5, 4.
  • Naipe de maior valor: ♣ Paus (Zap ou Gato), seguido por ♥ Copas (Copeta), ♠ Espadas (Espadilha) e ♦ Ouros (Mole).

Como Funciona a Mão:

  • Cada mão tem até 3 rodadas, e o jogador que jogar a carta mais alta vence a rodada. A dupla que ganhar 2 rodadas vence a mão.
  • Se ocorrer empate na primeira rodada, a segunda ou terceira rodada decide a mão.

Pedindo Truco:

  • O pedido de Truco pode ser feito apenas no início da vez de um jogador. A dupla adversária pode aceitar ou rejeitar. Se aceitar, o valor da mão sobe para 3 pontos. Se recusar, a dupla que pediu Truco ganha 1 ponto.
  • Caso a dupla adversária peça 6, 9 ou 12, o jogo prossegue conforme os aumentos de valor. A dupla que pede Truco não pode aumentar o valor de imediato (exemplo: não pode pedir 9 se a mão está valendo 3).

Sinais no Truco:

  • Durante a partida, os jogadores podem usar sinais para se comunicar com seu parceiro e tentar enganar os adversários. É importante prestar atenção a esses sinais, para melhorar as chances de vitória.

Dúvidas Frequentes:

  1. Quais são as cartas mais fortes? As manilhas são as cartas de maior valor. Depois delas, a ordem é: 3, 2, 1, K, J, Q, 7, 6, 5, 4.
  2. Qual é o objetivo do jogo? O objetivo é alcançar 12 pontos.
  3. O que é a “Mão de 11”? A “Mão de 11” ocorre quando uma dupla alcança 11 pontos. Ela já começa valendo 3 pontos, e a dupla adversária pode tentar impedir a vitória.
  4. Quando posso pedir Truco? O jogador pode pedir Truco no início da sua vez, e a dupla adversária deve decidir se aceita ou recusa.
  5. E se empatar as 3 rodadas? Se todas as rodadas empatarem, nenhuma dupla ganha pontos e uma nova mão começa.

Agora que você conhece as regras básicas e alguns detalhes importantes do Truco Paulista, aproveite para testar suas habilidades e se divertir com amigos e familiares!

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