Regras do Jogo de Truco
Se você deseja aprender como jogar Truco, aqui estão as regras essenciais do jogo:
Participantes:
- O jogo é jogado entre duas duplas de jogadores.
Baralho:
- Utiliza-se um baralho francês, com as cartas 8, 9, 10 e o coringa (joker) removidos.
Distribuição de Cartas:
- Cada jogador recebe 3 cartas, distribuídas no sentido horário, começando pelo jogador à esquerda do distribuidor.
Objetivo:
- O objetivo do jogo é alcançar 12 pontos.
Glossário do Truco:
- Manilhas: São as cartas com maior valor em cada rodada, seguindo a ordem dos naipes: ♣ Paus, ♥ Copas, ♠ Espadas, ♦ Ouros.
- Vira: Carta virada que define as manilhas da rodada.
- Rodada: Conjunto de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta.
- Mão: Uma sequência de 2 ou 3 rodadas, que vale inicialmente 1 ponto.
- Pedir Truco, Seis, Nove ou Doze: Proposta para aumentar o valor da mão, podendo ser feito para 3, depois 6, 9 e finalmente 12 pontos.
- Mão de 11: Quando uma das duplas alcança 11 pontos.
- Mão de Ferro: Quando ambas as duplas têm 11 pontos.
- Carta Coberta: Carta jogada virada para baixo, sem valor.
Como Jogar Truco:
- Distribuição e Início: Após embaralhar, cada jogador recebe 3 cartas. Em seguida, a carta do topo do baralho é revelada, definindo as manilhas.
- Definição das Manilhas: As cartas imediatamente após a vira são as manilhas. Por exemplo, se a vira for o 6, as manilhas serão as cartas 7, e assim por diante.
- Primeira Mão: Cada jogador joga uma carta, e a carta de maior valor vence a rodada. A primeira dupla que vencer 2 rodadas ganha os pontos da mão.
- Pedir Truco: Em qualquer momento da rodada, os jogadores podem pedir Truco, aumentando os pontos da mão. O pedido pode ser para 3, 6, 9 ou 12 pontos.
- Mão de 11: A mão começa com 3 pontos, e a dupla que chegar a 11 pontos está na “Mão de 11”. Se houver empate, o jogo passa para a “Mão de Ferro”, onde as cartas são jogadas viradas para baixo.
Ordem das Cartas no Truco:
- Cartas mais fortes para as mais fracas: 3, 2, 1, K, J, Q, 7, 6, 5, 4.
- Naipe de maior valor: ♣ Paus (Zap ou Gato), seguido por ♥ Copas (Copeta), ♠ Espadas (Espadilha) e ♦ Ouros (Mole).
Como Funciona a Mão:
- Cada mão tem até 3 rodadas, e o jogador que jogar a carta mais alta vence a rodada. A dupla que ganhar 2 rodadas vence a mão.
- Se ocorrer empate na primeira rodada, a segunda ou terceira rodada decide a mão.
Pedindo Truco:
- O pedido de Truco pode ser feito apenas no início da vez de um jogador. A dupla adversária pode aceitar ou rejeitar. Se aceitar, o valor da mão sobe para 3 pontos. Se recusar, a dupla que pediu Truco ganha 1 ponto.
- Caso a dupla adversária peça 6, 9 ou 12, o jogo prossegue conforme os aumentos de valor. A dupla que pede Truco não pode aumentar o valor de imediato (exemplo: não pode pedir 9 se a mão está valendo 3).
Sinais no Truco:
- Durante a partida, os jogadores podem usar sinais para se comunicar com seu parceiro e tentar enganar os adversários. É importante prestar atenção a esses sinais, para melhorar as chances de vitória.
Dúvidas Frequentes:
- Quais são as cartas mais fortes? As manilhas são as cartas de maior valor. Depois delas, a ordem é: 3, 2, 1, K, J, Q, 7, 6, 5, 4.
- Qual é o objetivo do jogo? O objetivo é alcançar 12 pontos.
- O que é a “Mão de 11”? A “Mão de 11” ocorre quando uma dupla alcança 11 pontos. Ela já começa valendo 3 pontos, e a dupla adversária pode tentar impedir a vitória.
- Quando posso pedir Truco? O jogador pode pedir Truco no início da sua vez, e a dupla adversária deve decidir se aceita ou recusa.
- E se empatar as 3 rodadas? Se todas as rodadas empatarem, nenhuma dupla ganha pontos e uma nova mão começa.
Agora que você conhece as regras básicas e alguns detalhes importantes do Truco Paulista, aproveite para testar suas habilidades e se divertir com amigos e familiares!